Como se deu o chamado de Simão, chamado Pedro e seu irmão André para serem discípulos de Jesus?
De acordo com os relatos bíblicos do Novo Testamento, o chamado de Simão Pedro e seu irmão André para se tornarem discípulos de Jesus é descrito nos Evangelhos de Mateus (Mateus 4:18-20), Marcos (Marcos 1:16-18) e Lucas (Lucas 5:1-11). A narrativa é bastante consistente entre esses Evangelhos.
A cena ocorre às margens do Mar da Galileia, onde Jesus estava pregando para as multidões. Aqui está um resumo do evento:
- André e Simão Pedro estavam pescando:
Inicialmente, André e Simão (Pedro) estavam ocupados pescando no Mar da Galileia. - Jesus se aproxima:
Jesus se aproxima da costa e vê os dois irmãos pescando. - Chamado de André:
Primeiramente, Jesus chama André para segui-Lo, dizendo-lhe que Ele fará de André um pescador de homens. - André chama Simão Pedro:
André, então, vai até seu irmão Simão Pedro e o informa sobre Jesus. Ele o leva até Jesus. - Chamado de Simão Pedro:
Ao encontrar Simão, Jesus o chama pelo nome (também conhecido como Cefas) e diz que ele será chamado de Pedro. Jesus revela que, a partir daquele momento, Pedro não estaria mais pescando peixes, mas seria um pescador de homens. - Eles deixam tudo e seguem Jesus:
O relato afirma que André e Simão Pedro imediatamente deixaram suas redes e seguiram Jesus, tornando-se Seus discípulos.
Esse episódio é significativo porque marca o início do ministério público de Jesus e o chamado específico de alguns de Seus discípulos. A prontidão de André e Simão Pedro em deixar tudo para seguir Jesus simboliza a disposição necessária para ser discípulo, abandonando as ocupações anteriores para se dedicar ao ensino e ao caminho proposto por Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário